segunda-feira, 12 de julho de 2010

Edith Modesto - Fundadora do Grupo GPH

 
Data:13.07.2010
 
Edith Modesto

Edith Modesto é escritora, professora universitária e pesquisadora, mestra e doutora em Semiótica francesa pela USP e escritora de ficção juvenil e de livros para adultos sobre homossexualidade.

Em 1992, descobriu que o caçula de seus sete filhos (seis homens e uma mulher) é homossexual. Desesperada, sentindo-se muito só e completamente ignorante sobre a questão, ela procurou outra mãe como ela para conversar e não encontrou.

 

Em 1997, formou um pequeno grupo de mães de homossexuais, também para que outras mães tivessem o que ela não teve. Até 1999, o grupo não passava de quatro mães, que se encontravam em sua casa.

Em 1999, o grupo virtual foi fundado e o GPH começou a crescer, principalmente porque Edith criou coragem para divulgar sua existência na mídia.

A partir de julho de 2005, o grupo contou com o apoio psicológico voluntário do psicólogo Klecius Borges, o único especialista em terapia afirmativa no Brasil.

Durante esse tempo, sua fundadora tem feito parcerias com vários grupos de militância e com a Prefeitura de São Paulo, principalmente para falar sobre a diversidade sexual para professores da escola pública.

Em julho de 2006, a Editora Record lançou o livro "Vidas em arco-íris – Depoimentos sobre a homossexualidade", de autoria da fundadora do GPH, livro feito a partir de 89 entrevistas com homens e mulheres homossexuais, de 15 a 62 anos.

Em outubro de 2008, a Editora Record lançou o livro, também de autoria da fundadora do GP, "Mãe sempre sabe? Mitos e verdades sobre pais e seus filhos homossexuais". Nele, há sua experiência de mais de 10 anos conversando com pais e filhos homossexuas (LGBTs).

Em 2009, a Summus Ed. - GLS lançou o livro "Entre mulheres - Depoimentos homoafetivos". Nele, Edith Modesto dá voz a mulheres lésbicas, de 14 a 62 anos.

Hoje, o GPH é formado por mais de 200 associados em todo o Brasil!

   

 

 
 
  Entre Mulheres

Em "Entre Mulheres", Edith Modesto dá voz às mulheres que amam mulheres, para que elas mesmas possam dizer quem são, o que sentem, o que pensam, por quais dificuldades passam por se assumirem "diferentes", numa cultura ainda tão machista como a brasileira.
Livro recomendado para mulheres que estão descobrindo sua sexualidade, para quem quer conhecer mais sobre suas iguais, para seus familiares e amigos e para estudiosos da diversidade sexual e de gênero.


  Edith Modesto

"Este livro comprova que o trabalho sério e inteligente de uma formiguinha pode resultar em uma obra-prima: Vidas em arco-íris é um excelente flash do dia-a-dia e do que pensam os homossexuais do Brasil contemporâneo. Leitura atraente que mostra todas as cores e nuances do universo GLBT."
[Luiz Mott]


  Edith Modesto

O trabalho que Edith Modesto vem desenvolvendo com pais e mães de homossexuais por meio do GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) e, além de pioneiro no Brasil, altamente inovador. Embora similar na proposta ao grupo americano PFLAG, o grupo que Edith fundou e coordena exibe a afetividade e o calor humano próprios de sua alma brasileira.
Esse livro vem agora dar corpo (e alma) à extensa experiência e ao profundo conhecimento que Edith acumulou ao longos dos anos, resultado tanto de sua jornada pessoal quanto de sua atuação direta com centenas de pais e homossexuais de todas as

 

idades, assim como do contato com profissionais de auto-ajuda, educadores e religiosos.

[Klecius Borges]

 

Professora universitária dá voz à população gay brasileira

Edith Modesto, mãe de um homossexual e fundadora e coordenadora do primeiro "Grupo de Pais de Homossexuais" do Brasil, reúne depoimentos de 89 gays e lésbicas brasileiros em livro documentário

Acaba de chegar às livrarias o livro "Vidas em arco-íris – Depoimentos sobre a homossexualidade", de Edith Modesto. Publicado pela editora Record, é a primeira obra do gênero no Brasil, baseada em relatos de 89 homens e mulheres homossexuais entre 14 e 62 anos. Trata-se de um trabalho inédito que busca reformular o conceito de homossexualidade junto ao grande público e à própria comunidade gay, ao mostrar como vivem, pensam e sentem essas pessoas.

Entre os entrevistados, destacam-se personagens de expressão no jornalismo, na música e nas artes, lado a lado com anônimos, inclusive aqueles que ainda "não saíram do armário" e preferem não ter suas identidades reveladas. A obra retrata histórias pessoais dos entrevistados e aborda diversos assuntos, como auto-aceitação, relacionamento familiar, relacionamentos afetivos (namoro, casamento), sexo, filhos, DSTs, drogas, religião e militância, entre outros.

A publicação, que contou com o apoio de expressiva parte da militância brasileira, também aborda a posição do Brasil em relação aos homossexuais e a defesa de seus direitos, além da Parada do Orgulho Gay. A apresentação fica por conta de Vange Leonel, militante gay, cantora e colunista da Folha de São Paulo.

"Esse trabalho não tem nenhuma pretensão acadêmica", explica a autora. "Minha intenção foi aproximar o público da realidade dos homossexuais, mostrando o que eles sentem no convívio social e consigo mesmos, o que pensam, do que gostam, o que almejam. O livro não trata somente da sexualidade, parte importante do ser humano, mas de gente, por inteiro."

VIDAS EM ARCO-ÍRIS – Depoimentos sobre a homossexualidade
Edith Modesto
Editora Record
Coleção Contraluz
399 páginas - (NAS LIVRARIAS)

Para mais informações sobre a escritora e seus livros acesse:
Http://www.edithmodesto.com.br