segunda-feira, 12 de julho de 2010

Grupo de Apoio aos Pais de Homossexuais no Brasil

Grupo de Apoio aos Pais de Homossexuais no Brasil

Grupo de Apoio a Pais de Homossexuais no Brasil

Aceitar a homossexualidade do filho não é tarefa simples para os pais, é necessário romper muitos preconceitos para poder conviver pacificamente com essa realidade. O Brasil ainda tem uma margem de preconceito muito grande, que afeta a opinião dos pais e interfere nas vidas dos homossexuais.

Para tornar mais fácil a aceitação da homossexualidade, algumas associações estão sendo criadas com o objetivo e ajudar, instruir e evitar sofrimento dentro da família. No Brasil, a GPH (Grupo de Pais de Homossexuais) se destaca como uma das entidades mais competentes, capaz de reaproximar pais e filhos apesar de todas as diferenças e preconceitos.

O Grupo foi fundado por Edith Modesto, mestra e doutora em Semiótica francesa pela USP e grande escritora brasileira. A idéia de criar a associação surgiu quando Edith descobriu que seu filho era homossexual e ela não tinha informações sobre esse tipo de assunto. Nos primeiros anos Edith sentiu-se desesperada com a descoberta, mas em 1997 ela resolveu fundar um grupo de apoio às mães de homossexuais.

Com o tempo, o trabalho de Edith foi adquirindo proporções maiores e atraindo o interesse de muitos pais que precisavam de ajuda e conselhos. A partir de todas as experiências e depoimentos, Edith publicou o seu primeiro livro sobre homossexualidade em 2006 pela editora Record.

Hoje, o Grupo de Pais de Homossexuais é formado por 200 associados em todo o Brasil e já encontrou espaço na mídia para divulgar o seu trabalho. A ONG ajuda os pais que desconfiam da homossexualidade dos filhos ou não lidam bem com essa idéia. As administradoras do GPH são conhecidas como "mães facilitadoras" que conversam com pais de todas as partes do país.

Os pais que participam do grupo podem freqüentar reuniões de apoio e buscar compreensão com outros que sofrem do mesmo problema. O GPH já alcançou resultados positivos e reaproximou pais e filhos, rompendo qualquer tipo de preconceito

As pessoas interessadas em conhecer o GPH, devem acessar o site oficial do grupo, conhecer com detalhes o funcionamento do grupo e a realização de projetos. Os pais ou homossexuais podem entrar em contato com Edith pelo site e pedir ajuda.

Acesse GPH.org e conheça o maravilhoso trabalho da ONG.

http://www.gph.org.br