terça-feira, 3 de agosto de 2010

Livro: As Lésbicas - Mitos e Verdades

Livro: As Lésbicas - Mitos e Verdades
 

Num livro instigante e esclarecedor, Stéphanie Arc analisa as ideias preconcebidas sobre o lesbianismo e as comenta à luz de informações recentes. Partindo de pensamentos preconceituosos amplamente difundidos e abordando questões de identidade, gênero e até biologia, a autora fornece um rico retrato do lesbianismo ao longo da história e nos dias de hoje.

 
Quem nunca ouviu um comentário depreciativo a respeito das lésbicas? "É fácil reconhecer uma lésbica; elas na verdade gostariam de ser homens; sofreram abusos sexuais na infância; nunca se relacionaram com um homem decente." Esses comentários fazem parte da cultura ocidental e povoam obras literárias, cinematográficas, científicas e acadêmicas. No livro As lésbicas – Mitos e verdades (136 p., R$ 31,00), lançamento das Edições GLS, a jornalista Stéphanie Arc aborda conceitos populares errôneos, as causas para que tenham se difundido, exemplos históricos e literários, o que se sabe hoje a respeito do lesbianismo e dados atuais que comprovam a nova interpretação.
 
A autora faz um retrato detalhado das lésbicas ao longo da história e nos dias de hoje, fala sobre o mito da "origem" da homossexualidade e mostra até que ponto a sociedade influencia o comportamento das mulheres que amam mulheres. "Elas mantêm relacionamentos consentidos entre adultos, sem nenhum crime ou violência. E, no entanto, na maioria dos países essas mulheres são recriminadas, agredidas e às vezes assassinadas, em função de sua preferência amorosa", afirma Stéphanie.
 
A obra está dividida em três capítulos: "Retrato das lésbicas"; "Origens da homossexualidade"; e "Lésbicas e sociedade". Diversos (pré)conceitos são rechaçados por essa intelectual engajada, mediante citações e referências, inclusive científicas. A obra é fundamental para lésbicas, feministas e estudiosos de gênero.

"Analisar as ideias preconcebidas sobre as lésbicas permite, portanto, combater os preconceitos, terrivelmente autoritários, que formam a base da lesbofobia, mas também compreender como foram constituídas as marcas atuais da comunidade homossexual, com relação a linguagem, moda, locais e cultura", conclui a autora.

 
A autora
 
Nascida em 1976, formada em Filosofia Moral e Política pela Sorbonne-Paris, Stéphanie Arc é autora e jornalista (Le Journal du CNRS, Arts Magazine, CFDT Magazine...). Membro da associação SOS Homofobia, ela dedica parte de suas pesquisas à lesbofobia e às representações da homossexualidade feminina na sociedade ocidental. Com seus escritos e intervenções, participa, na França e no exterior (Alemanha, Bélgica), da luta contra a homofobia e a discriminação. Também publicou Comment je suis devenu philosophe (Como me tornei filósofo), livro de entrevistas com doze grandes filósofos franceses que falam sobre sua vocação e seu percurso.

Título: As lésbicas – Mitos e verdades

Autora: Stéphanie Arc

Editora: Edições GLS

Páginas: 136