quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Indicação: Filmes que abordam relacionamento entre mulheres

Indicação: Filmes que abordam relacionamento entre mulheres

 Rebeldes (Foxfire – 1996)

O relacionamento entre a personagem de Angelina Jolie e Jenny Shimizu é bem sutil, nada realmente explícito, mas é delicado e interessante e a tensão sexual entre as personagens foi tão grande que o romance saiu da ficção e continuou na vida real das atrizes. Fora isso o filme conta com a beleza e uma bela atuação de Angelina Jolie. J
Sinopse: Algumas adolescentes de um colégio são assediadas sexualmente por um professor, mas a chegada de uma bela e determinada jovem, Margret Sadovsky (Angelina Jolie), que passa a liderá-las, dá um novo rumo nos acontecimentos. Elas constroem uma sólida amizade, mas o modo de encarar a vida leva-as a perder o controle da situação.
Gênero: Drama / Duração: 1h:42m / Produção: EUA / Direção: Annette Haywood-Carter / Elenco: Angelina Jolie, Hedy Burress, Jenny Lewis, Jenny Shimizu e Sarah Rosenberg
O Diário Roubado (Le Cahier Volé – 1993)

O que pode ser colocado como a grande questão do filme é encontrar o amor e ser capaz, ou forte o suficiente, para lutar por ele ou o quanto isso é complicado em algumas situações. O romance entre as personagens é bem sutil, mas o modo como Virginie descreve as experiências em seu diário é bem interessante.
Sinopse: Filha de um dono de bar sonha tornar-se escritora e começa sua "carreira" escrevendo um diário. Nele, ela relata sua relação com um amante imaginário, que é na verdade, uma amiga sua por quem é apaixonada. Tudo transcorre bem até que um rapaz rouba o seu diário e coloca o relacionamento de ambas em risco.
Gênero: Romance. / Duração: 1h50min. / Produção: França / Direção: Christine Lipinska / Elenco: Elodie Bouchez, Edwige Navarro, Benoit Magimel.

Fogo e Desejo (Fire – 1996)

Numa cultura tão diferente da nossa, numa sociedade repressora, repleta de rituais e costumes, duas mulheres se apaixonam e lutam para ficarem juntas. É um filme bonito, interessante.
Sinopse: A jovem Sita chega a Nova Delhi para viver com Jatin, homem a quem foi prometida, seu irmão e Radha, a esposa deste. Negligenciada pelo marido, Radha começa a questionar sua vida e cria um forte laço afetivo com Sita.
Gênero: Drama / Duração: 1h:44m / Produção: India, Canadá / Direção: Deepa Mehta / Elenco: Javed Jaffrey, Nandita Das, Vinay Pathak, Kushal Rekhi, Shabana Azmi.
 
A Verdade Sobre Jane (The Truth About Jane – 2000)
 
Retrata a fase de descoberta e as dificuldades de aceitação, a dificuldade de se assumir pra família e encarar a rejeição por parte daqueles que deveriam proteger. Mas o desenrolar do filme é bem legal e tudo é abordado de uma maneira bem interessante.
Sinopse: Jane (Ellen Muth) é uma jovem de 15 anos que aparentemente é uma típica estudante de escola secundária. Ela é popular na escola e tem uma relação boa com seus pais, Janice (Stockard Channing) e Robert (James Naughton), mas sempre briga com seu irmão mais novo. Apesar de tudo isso Jane sempre se sentiu como se fosse diferente de algum modo das outras colegas do colégio, entretanto não sabe por qual razão. Quando uma jovem, Taylor (Alicia Lagano), se muda para a mesma cidade e se transfere para a mesma escola e classe de Jane, elas logo se tornam amigas inseparáveis. Jane sente que esta não é uma amizade comum.
Gênero: Drama / Duração: 1h:31m / Produção: EUA / Direção: Lee Rose / Elenco: Stockard Channing, Ellen Muth, Kelly Rowan, Jenny O'Hara, RuPaul, Noah Fleiss
 
A Ginasta (The Gymnast – 2006)

O relacionamento entre as protagonistas é bem realista, a aproximação das personagens é feita de uma maneira bem realista. Uma mulher negligenciada pelo marido, cada vez mais próxima de uma mulher extremamente atraente e interessante…
Sinopse: Jane, passando dos 40, ex-ginasta olímpica vive uma vida de quase desespero desde que um problema físico a fez desistir das competições. Em busca de um novo sentido para sua vida, Jane vai parar em um ginásio de esportes da cidade, onde conhece Nicole, uma treinadora que está desenvolvendo um trabalho. Nicole recruta e treina Jane, juntamente com a graciosa Serena para fazer parte de um show de acrobacias. Logo descobrem que a química desenvolvida no trapézio está em um ponto de ebulição que supera as expectativas de ambas.
Gênero: Drama | Romance | Esporte / Duração: 1h:36m / Produção: EUA / Direção: Ned Farr / Elenco: Dreya Weber, Addie Yungmee, John lee Ames, Andrew Ableson, David De Simone, Ronald Drewes, Paul A. Hicks, Amy Lemons, Allison Mackie…

Os Diários Secretos da Senhorita Anne Lister (The Secret Diaries of Miss Anne Lister – 2010)
 
O filme além de ser muito bonito é interessante por ser baseado nos diários de Anne em que ela contava as histórias amorosas, com um certo detalhe, que vivia com outras mulheres através de um código inventado por ela e isso tudo no século XIX. É um filme que vale a pena ser visto.
Sinopse: Anne Lister viveu no século XIX em Halifax, West Yorkshire, Inglaterra. Era lésbica convicta e escreveu sobre isso em seus diários usando para tanto um código secreto. Essa produção da BBC de Londres conta parte da história de sua vida, retirada diretamente dos seus escritos.
Gênero: / Duração: 1h:30m / Produção: Reino Unido / Direção: James Kent / Elenco: Maxine Peake, Anna Madeley, Susan Lynch, Christine Bottomley
Um Outro Jeito (Egymásra nézve – 1982)
 
Eva e Livia são personagens completamente diferentes que acabam se aproximando e se envolvendo. Livia levava uma vida de casada aparentemente feliz até a chegada de Eva, que faz com que ela perceba o quão vazia é a sua vida e o quanto ela está insatisfeita com ela. O filme não é dos mais alegres, então melhor deixar o lenço ao lado.
Sinopse: Em 1958, o corpo de Eva Szalanczky, uma jornalista política, é descoberto perto da fronteira. A sua amiga Livia está no hospital com um pescoço partido; o marido de Livia, Donci, está sob prisão. Olhando para o passado, um ano antes, vemos o que levou a esta tragédia. Eva arranja um trabalho como escritora. Ela conhece Livia e sente-se atraída por ela. Livia sente o mesmo, mas como mulher casada, tem dúvidas e hesitações. Nos seus empregos, elas (e principalmente Eva) esbarram-se com os limites de contar verdades políticas; em privado, elas confrontam os limites de viver a verdade emocional e sexual.
Gênero: Drama / Duração: 1h:42m / Produção: Hungria / Direção: Karóly Makk / Elenco: Jadwiga Jankowska-Cieslak, Ildikó Bánsági, Grazyna Szapolowska, Judit Hernádi, Jozef Króner, Gyula Szabó, Péter Andorai.
Monster – Desejo Assassino (Monster – 2004)
 
O filme é baseado em uma história real e conta com a brilhante atuação de Charlize Theron e Christina Ricci. Sinopse: Filme baseado na história real de Aileen Wuornos (Charlize Theron), uma prostituta lésbica e serial killer. Em Michigan, a infância de Wournos foi marcada pelo abuso sexual e uso de drogas. Mais tarde, aos 13 anos, iniciou-se na prostituição. Em seguida, mudou-se para a Flórida, onde seguiu na prostituição, trabalhando nas estradas. Entre 1989 e 1990, no mesmo período em que cometeu os assassinatos, conheceu Selby Wall (Christina Ricci), com quem viveu um tórrido romance.
*Charlize Theron recebeu o Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Atriz, em 2004.
Gênero: Drama / Duração: 1h:49m / Produção: Alemanha, Estados Unidos / Direção: Patty Jenkins / Elenco: Charlize Theron, Christina Ricci, Bruce Dern, Lee Tergesen, Annie Corley, Pruitt Taylor Vince, Marco St. John, Marc Macaulay, Scott Wilson, Rus Blackwell, Kaitlin Riley.
 
Meninos não choram (Boys Don't Cry – 1999)

Hillary Swank está impecável nesse filme, tendo recebido o Oscar de Melhor Atriz pelo papel. Esse também é um filme forte, triste, um filme que mostra o preconceito de uma maneira mais crua e aborda diretamente a questão da transexualidade.
Sinopse: Hilary Swank interpreta uma garota em litígio com sua própria sexualidade, modificando a vida de todos que a cercam.
Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem à público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.
Gênero: Drama / Duração: 1h:54m / Produção: EUA / Direção: Kimberly Peirce / Elenco: Hilary Swank, Chloë Sevigny, Peter Sarsgaard, Brendan Sexton III.

Gia – Fama e Destruição (Gia – 1998)

Angelina faz o papel de Gia, uma modelo em ascenção meteórica que se apaixona perdidamente por outra mulher, acaba se envolvendo com drogas pesadas e descobrindo que está com AIDS. Bela atuação de Angelina que rendeu o Globo de Ouro.
Sinopse: Em tom de documentário é narrada a vida de Gia Maria Carangi (Angelina Jolie), uma jovem da Filadélfia que tenta a sorte em Nova York e logo se torna uma das top models mais requisitadas do mundo, sendo inclusive capa da Vogue e da Cosmopolitan. Mas sua fama meteórica vem acompanhada de uma paixão homossexual por Linda (Elizabeth Mitchell), que se tornaria o grande amor da sua vida mas era um relacionamento instável. Esta insegurança no amor, na família e em diversos momentos da sua vida a transformam em uma viciada em heroína, sendo que esta dependência às drogas cada vez mais incontrolável provocaria sua decadência.
Gênero: Drama / Duração: 1h:59m / Produção: EUA / Direção: Michael Cristofer / Elenco: Angelina Jolie, Elizabeth Mitchell, Eric Michael Cole, Kylie Travis
Fonte: